Decore o quarto do seu filho e deixe do jeito que ele goste

Quarto criança

Seu filho ou filha não é mais aquele bebezinho e agora você precisa adaptar o quarto para essa nova fase? Talvez algumas coisas você até possa aproveitar mas vai ter que mudar muitas.

Então, não é tão complicado quanto parece e quem sabe você mesmo possa criar alguma coisa? Você tem que pensar nas características individuais de seu filho ou filha para que esse novo ambiente tenha a sua cara. Você pode, também, ver algumas ideias de decoração aqui.

Por que não pergunta a ele ou ela o que desejaria ter no quarto? Pode ser um começo. E tem que ter em mente que essa criança vai crescer. Então, se puder usar móveis pensando mais à frente, seria uma boa ideia.

Para os quartos tanto de meninos quanto de meninas, existem móveis básicos que servem para os dois:

  • Cama de solteiro, se possível aquela que tem uma grade removível
  • Mesa de estudo com uma boa iluminação
  • Espaço para guardar os brinquedos
  • Armário para as roupas

A criança passa a maior parte do tempo no quarto e por isso quanto mais agradável e aconchegante for melhor. Temos visto muito, nos dias de hoje, o uso de adesivos para serem colocados nas paredes. Crianças adoram super-heróis, princesas, animais, etc. E a vantagem é que é de fácil aplicação e o ambiente fica bem alegre.

Tem que se tomar cuidado para não exagerar nas cores pois o ambiente pode ficar um pouco pesado e com o tempo a criança pode se cansar. Nichos e prateleiras não podem faltar. São ótimos para colocar objetos de decoração, bonecas e livros.

Um outro ponto muito importante é o tipo de piso. A criança adora andar descalça e brincar no chão.  Um dos pisos mais usados é o vinílico porque é de fácil limpeza, é confortável e é seguro para a criança. Podemos encontrar no mercado uma grande variedade de cores.

Outro muito usado é o laminado pois também é de fácil limpeza e bastante resistente.

E, nunca opte por colocar carpete no quarto das crianças. Além de acumularem muita poeira, são ótimos para o aparecimento de mofo e ácaros.

Agora, se você não quer mudar o que já existe, uma ótima ideia são aqueles tapetes de borracha coloridos. Você colocaria em cima do piso e a criança poderia brincar com total segurança.

Vamos agora às paredes:

  • Dê preferência às tintas à base de água e aquelas que podem ser laváveis
  • Papel de parede é também uma ótima opção pois são de fácil limpeza e existem padrões infantis os mais variados
  • Quanto às cores, prefira as mais claras pois além de darem uma amplitude ao ambiente não cansam com o tempo

No momento de escolher a cortina, opte por uma que seja fácil de retirar para lavar. Quanto menos poeira acumular, melhor. Uma ideia super legal são aqueles baús para guardar os brinquedos ou aqueles baldes coloridos de plástico. O ideal é que fiquem em lugares acessíveis, de fácil alcance das crianças.

E tenha muito cuidado ao escolher os móveis e verifique seus acabamentos. Dê preferência por aqueles que têm as bordas mais arredondadas ou senão compre aqueles materiais para proteger as quinas. Nunca se esqueça de proteger todas as tomadas não só do quarto mas de toda a casa. Seu filho não pode correr nenhum tipo de risco!

Sempre digo que um quarto de criança seja aquele lugar onde ela se sinta bem e que queira sempre estar lá. Por isso, quanto mais aconchegante for melhor.

Invista em acessórios que futuramente possam ser reciclados para atenderem a outra faixa etária. E nunca se esqueça de ouvir a opinião do seu filho ou filha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *