Casas geminadas são construídas em condomínios por todo o Brasil

Casas geminadas

Ouvimos muito, nos dias de hoje, falarem de casas geminadas. Mas o que são mesmo casas geminadas? São aquelas casas construídas coladas umas às outras, no mesmo terreno, possuindo o mesmo tipo de planta. Normalmente são de duas em duas e somente uma parede as separa.

E compartilham o mesmo telhado e a mesma estrutura. Elas são rebatidas, sendo completamente iguais. Entretanto, as entradas sociais e as garagens são totalmente independentes. Existem muitos condomínios espalhados pelo Brasil que têm optado por este tipo de construção.

O crescimento das casas geminadas se deu muito devido à falta de espaço nas grandes cidades e assim poderia aproveitar melhor o pouco espaço existente. Esse tipo de construções são bem comuns àquelas destinadas à população de baixa renda.

VANTAGENS

  • Preços mais baixos, muito devido à fundação e construção
  • Economia de espaço
  • Condomínio pago pelas áreas comuns é dividido e logo fica bem menor
  • Maior segurança

DESVANTAGENS

  • Como as paredes são coladas, os ruídos dos vizinhos podem incomodar bastante
  • Pouca privacidade
  • Pode haver problemas quanto à ventilação e iluminação
  • Maior possibilidade de infiltração, principalmente na parede que as divide. A infiltração passará de uma casa para outra
  • Qualquer reforma que queira fazer, por exemplo, na fachada tem que ser de comum acordo com o vizinho

Mas muitos desses problemas podem ser resolvidos:

  • Uso de materiais que permitam o isolamento acústico
  • Aumento de janelas para trazer mais ventilação
  • Ter um bom relacionamento com os vizinhos
  • Fazer um bom projeto para evitar que as casas fiquem mais escuras e quentes
  • Usar na parede divisória tijolos de bloco de concreto
  • Construir uma nova parede, usando uma manta

Você viu que os contras são bem maiores que os prós. Mas para tudo existe uma solução. Cabe a você avaliar que por ser um preço bem mais baixo, vai compensar passar por todos esses possíveis transtornos.

E, sempre antes de fechar um negócio se certifique se esse tipo de construção obedece às legislações. O ideal é se informar na secretaria de urbanismo ou habitação de sua cidade. Muitas pessoas que possuem um terreno bem grande investem em casas geminadas pois lucram bastante com isso.

Ou mesmo se tem um terreno maior, divide-o em dois, fazendo duas casas geminadas. Uma seria para morar e a outra venderia e dessa forma os custos com a obra seriam muito reduzidos, pois economizaria tanto nos materiais quanto no projeto.

Se optar por comprar uma casa geminada você vai ter consciência de que vai meio que dividir sua vida com seu vizinho e é imprescindível que tenha uma boa convivência.

Existem casos que uma família adquire conjuntamente um terreno de grande dimensão e resolvem construir casas geminadas, uma para cada família. O que acontece muitas vezes é que muitas construtoras só visam o lucro e se esquecem de projetar uma casa pensando em quem vai morar, nas suas necessidades. E nisso há uma grande especulação.

Mas se chegar à conclusão que não se adaptará a esse estilo de vida, o melhor não é este tipo de casa. Há quem fique extremamente estressado em razão de um barulho muito alto, de uma festa dada por um vizinho sem hora para acabar, etc, e muitas vezes ocasiona até problemas de saúde.

Mas a maioria das pessoas sonha em ter sua própria casa e como o custo deste tipo de casa é bem menor, é a única opção que tem. Logo, vale a pena se sujeitar a determinadas coisas mas você sabe que aquilo é seu.

O ideal é saber qual foi o material usado, se houve algum tipo de isolamento acústico, procurar conhecer logo o vizinho e se possível manter uma relação a mais harmoniosa possível.

O importante é que você e sua família sejam felizes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *